Melasma
POR @MEIRE_G
Oi gente,
Neste post condenso algumas coisas sobre melasma que estão espalhadas aqui no Salada e no canal no Youtube e espero que vocês gostem.
Resolvi falar um pouco sobre a minha briga de foice contra o melasma porque talvez isso possa ajudar alguém a queimar etapas. Além disso muitas meninas acham que minha pele é perfeita mas ela não é, ela só é bem cuidada e ‘apresentável’ mas às custas de muito esforço (bom, meu marido acha que é perfeita, mas ele é suspeito, hehe).
Hoje sei que muita gente já chorou porque teve melasma, já se desesperou porque não consegue se livrar dele, já teve raiva do dermatologista… Se você já passou por isso saiba que estou escrevendo este post exatamente porque você existe.
O melasma é o resultado de um transtorno na pigmentação da pele desencadeado por gatilhos clássicos como exposição solar, uso de contraceptivos hormonais e/ou gravidez bem como por doenças auto-imunes, endocrinológicas, alergias cutâneas a medicamentos ou cosméticos e possivelmente pela fotossensibilidade induzida por algumas drogas antiepilépticas. As mulheres em idade fértil são mais acometidas do que os homens. Como tudo que se vem descobrindo atualmente, possivelmente o melasma também seja uma condição inflamatória (até a apneia do sono parece ser).
Judeus (e outros povos do oriente médio), alemães, asiáticos e russos são particularmente predispostos, bem como as pessoas de fototipos IV, V e VI, sobretudo aquelas que vivem em países onde a radiação solar é mais alta.
Apesar das acnes (em pequeno número mas muito doloridas) que eventualmente recorriam e da oleosidade da pele, até 2006 minha pele era literalmente de bebê, nenhuma marca persistia após as espinhas involuírem porque elas eram sempre ‘internas’. Mas como as acnes me incomodavam meu dermatologista prescreveu Roacutan e usei uma dose baixa por um bom tempo.
A minha pele, que era bem oleosa, assumiu um status misto após o uso do Roacutan. Habituei-me de maneira quase intuitiva a usar hidratantes específicos para pele intolerante e oleosa (tanto para a área dos olhos como para o rosto) só que não conseguia me adaptar a nenhum protetor solar, todos os protetores deixavam minha pele vermelha ou irritavam meus olhos. Durante muitos anos só usei a base Teint Idole da Lancôme, que tem FPS 10, e muito mal porque um frasco durava muitos meses.
No segundo trimestre de 2006 comecei a passar muito tempo na estrada (viagens em razão do trabalho) então a exposição à radiação solar passou a ser considerável e além disso eu usava contraceptivo hormonal.
Já em idos de 2006 apareceram pequenas manchas acastanhadas nas minhas bochechas, então comecei a usar o pó Sun Protection da Shiseido associado à base da Lancôme e a retocar a proteção com o Shiseido Pureness Marifying, usei estes três produtos por anos. As manchinhas estacionaram, mas estacionaram e continuaram escuras.
Entre 2007 e 2010, sem acnes e com a pele com aspecto bem cuidado e menos oleosa pelo efeito do Roacutan, resolvi cuidar do melasma que embora pequeno e estacionado poderia aumentar com o passar dos anos já que os efeitos do sol são cumulativos e aparecem em suaves prestações.
Neste período comecei a ver a maquiagem, que eu fazia por pura obrigação (passava a base de qualquer jeito dentro do carro entre um semáforo e outro, já pensou que mudança?), como algo benéfico e funcional, tanto que em 2010 resenhei várias bases.
Entre 2009 e 2010, depois de anos sem me adaptar a fotoprotetores, conheci o Minesol e alternava o OC com o 60 e o 70, mas eles ainda produziam ou permitiam a produção de uma oleosidade que me incomodava muito. O melasma sempre se mantinha um pouco escuro (para o meu tom de pele qualquer mancha parece muito escura).
Acho que no primeiro trimestre de 2010 e depois de vários tratamentos sem êxito (usei basicamente todos os clareadores suportados por evidências e fiz vários peelings) tentei como última alternativa o laser. O melasma sumiu, a pele ficou totalmente uniforme e luminosa. O efeito foi impressionante porque após a pele descamar levementre ela se recuperou de maneira muito rápida.
Mas…
Dentro de pouquíssimo tempo, coisa de algumas semanas, o melasma voltou para o mesmo local de sempre e fiquei bastante confusa, já que eu vinha conseguindo usar o Minesol regularmente.
Senti-me bastante fútil depois do episódio do laser já que estava sofrendo por problema tão pequeno e meramente estético, logo eu que já tinha passado por tantas coisas realmente difíceis e me achava uma pessoa madura.
Mas quando falei abertamente sobre este sentimento com meu dermatologista a frustração que parecia ser uma futilidade tomou importância com a mesma rapidez que desapareceu por completo.
Ele falou que várias pacientes que ele acompanha apresentam sérios problemas de autoestima em virtude do melasma e me falou também que há mulheres que não ficam sem maquiagem nem frente do próprio esposo.
Eu não sabia, mas o melasma é uma fonte importante de sofrimento psicológico para algumas mulheres e eu não tinha motivo nenhum para engrossar a estatística.
Fiquei bem impressionada com o que meu dermato falou e minha mudança foi automática. Passei a ver aquele melasma como via as minhas tatuagens: como uma parte do meu corpo que não nasceu comigo mas que fazia parte história da minha vida.
Ele precedeu os meus primeiros cabelos brancos e surgiu antes que eu percebesse minhas primeiras marcas de expressão, então meio que me pegou de surpresa. Quase toda mulher que já chegou ou passou dos trinta em algum momento tem um insight de que a juventude está indo embora e isso não precisa ser um processo doloroso, mas às vezes é.
Nesta idade muitas de nós se divide entre filhos, casa, trabalho e marido ou está se separando ou vem em numa fase profissional de transição (este foi o meu caso), muitas de nós perde um dos pais bem como algumas doenças crônico-degenerativas afloram para piorar as coisas.
Decidi então que me bastaria manter o bichinho estacionado porém mais claro porque ele ainda contrastava muito com a minha pele. E usei muita, mas muita coisa.
Foi com toda a experiência adquirida que descobri que no meu caso a potente Hidroquinona provoca piora do melasma porque minha pele é altamente sensível ao fármaco e responde com mais pigmentação quando é agredida. Inflamação gera pigmentação.
Em meio ao tratamento também descobri que os peelings e o laser melhoravam temporariamente o aspecto geral da pele, mas depois a mancha voltava até mais escura e eu precisava reiniciar esquemas clareadores e triplicar todos os cuidados para voltar ao mesmo ponto: melasma estacionado, pequeno e claro.
Foi assim que resolvi que não faria mais peelings, laser ou nenhum outro procedimento em minha pele, salvo se indicado para tratar alguma doença, bem como que procuraria somente manter a pele protegida e continuaria usando antioxidantes e clareadores menos agressivos com a finalidade de manter o melasma calmo.
Entrei 2011 com o melasma estacionado, habituada ao Minesol e à maquiagem funcional para fotoproteção e com pele mista porém muito, muito sensível, bem avermelhada nos cantos do nariz e com poros bem chatinhos.
Em maio de 2011 meu dermatologista prescreveu o Ácido Retinóico e conheci o Heliocare 90 (protetor solar) através do Blog da Júlia Petit.
A associação do ácido com uma fotoproteção maior começou a transformar lentamente a minha pele, já que o ácido faz um peeling leve, lento e continuado e venho colhendo os frutos agora.
Alguns meses depois de iniciar o ácido retinóico contei minha experiência aqui e resenhei o Heliocare 90 aqui.
Em dezembro de 2011 descobri o Photoprot 100 e falei sobre este excelente protetor solar nacional aqui, que em minha opinião até então era o melhor fotoprotetor vendido no Brasil (não sei hoje).
Nesta época meu rosto começou a desbronzear e algumas das minhas bases ficaram perdidas, então ficou óbvio que o Minesol não vinha protegendo minha pele adequadamente. Atribui portanto o maior clareamento ocorrido nesta época ao Photoprot 100 e não acho que tenha sido uma falsa atribuição.
Entrei 2012 com o rosto já mais claro que nos meses anteriores, a pele mista com uma oleosidade melhorada mas que ainda me incomodava, áreas avermelhadas porém só perto do nariz e poros quase imperceptíveis (por causa do ácido retinóico). Sinceramente, para mim já estava ótimo, mas eu queria um protetor solar mais matificante que o Photoprot 100.
Em janeiro de 2012 chegou na minha casa um presente do meu amigo Pedro (100% fofo esse menino), o Bioré Perfect Face Milk, que resenhei aqui.
Com apenas três semanas usando o Bioré Milk já percebi a pele ainda mais homogênea, clara e com a oleosidade controlada. A coisa pareceu tão milagrosa que demorei várias semanas para resenhar o produto com medo de passar informação de maneira irresponsável.
Dentro de mais ou menos uns três meses o melasma começou a esmaecer um pouco e desde então não apresentou mais os surtos de escurecimento que ocorriam por quase nada.
Bastava um calor a mais, coçar o rosto com mais paixão, usar um esfoliante leve ou o surgimento de uma espinha daquelas minúsculas de período pré-menstrual para ele escurecer e tome Demelan para controlar.
Então desde janeiro permaneço nesta fase de prevenção por isso estou associando mais antioxidantes tópicos à rotina facial. Eu já vinha usando Vitamina C tópica (na Even Better e no pó da Laneige tem), Vitamina E e outros antioxidantes (em vários produtos), porém em doses um pouco baixas.
Ora, se o melasma é potencialmente uma doença de caráter inflamatório e ocorre em pessoas geneticamente predispostas e mais responsivas à radiação solar, espero que o uso tópico de agentes anti-inflamatórios/antioxidantes como extratos botânicos e vitaminas A, C e E possa agir como coadjuvante no tratamento das manchas solares em geral ou no mínimo como agentes profiláticos. Dentro de uma hipótese ou outra já me sinto beneficiada.
Então farei alguns posts sobre os produtos que venho usando e gostando, como os da linha Romã da Formule e os produtos com vitamina C da SVR e vou querer dicas do que vocês estão usando e gostam, pode ser?
Como estou muito sem tempo não vou fazer posts de coisas que não gostei (exemplos: Óleo Extraordinário da L’Oreal, hidratantes faciais da Benefit, Eucerin Fluido Clareador e lápis para sobrancelhas Shiseido Integrate), pelo menos não por enquanto.
Como diz um dos meus dermatologistas (tenho dois, hehehe, não me julguem…), para o melasma os tratamentos mais eficazes são fotoproteção e paciência.
** Moral da História **
Cuidar da pele é uma arte que exige em primeiro lugar calma e em segundo lugar perseverança.
Vejo muita gente falando que usou um produto X e não viu efeito para um problema específico, quando muitos produtos só produzem algum efeito depois de meses ou até anos de uso, como ocorre com os produtos anti-envelhecimento precoce, clareadores de uma maneira geral e antirrugas.
Com exceção dos hidratantes, fórmulas camufladoras em geral e aquelas com efeito lifting por exemplo, poucos produtos produzem efeitos imediatos em nossa pele. E quanto mais imediato o efeito, menos duradouro ele é.
Outra coisa: um produto nunca vai funcionar se ele rende por meses e meses e meses a fio quando não é previsto que renda. Se você usar corretamente o protetor solar um frasco vai acabar rapidinho.
No começo do tratamento tudo parece pior!
Quando você começa a tratar uma mancha todo o seu rosto clareia porque você se protege mais e a prescrição médica vai devolvendo a cor natural à sua pele.
Então a mancha pode parecer mais escura quando de fato isso nada mais é que uma ilusão produzida pelo aumento do contraste de sua pele, agora mais clara, com a mancha, que ainda não respondeu ao tratamento e continua escura. Pense nisto antes de suspender o uso de um produto.
A área da sua pele que está manchada é a parte mais fotoenvelhecida do seu rosto, então é a parte menos capaz de responder rapidamente aos estímulos de renovação bem como é a parte que necessita de maior proteção, hidratação e delicadeza.
E o melasma some de vez?
Por algum motivo que desconhecemos algumas pessoas não se livram do melasma nunca, mesmo aquelas que como eu tem acesso a todo tipo de tratamento possível e fiz questão de deixar minha história registrada porque agora sei que muitas mulheres se sentem muito mal por causa do melasma. Da mesma forma algumas pessoas respondem muito bem ao tratamento.
Não use fármacos para melasma (Triluma, Demelan, Klassis e outros) sem orientação médica nem busque tratamentos sem evidências.
Se você não tem acesso a um dermatologista mantenha a pele limpa, hidratada e fotoprotegida e pesquise sobre cosméticos ou fármacos adjuvantes como agentes clareadores de ação cosmética e antioxidantes tópicos até conseguir consultar-se com um médico. Há muita coisa interessante que já é antiga e muita coisa sendo lançada.
Na época em que fiz o laser a indicação era nova a as evidências eram fracas mas eu aceitei testar mesmo assim; hoje se sabe que nem o laser supostamente específico para melasma tem funcionado satisfatoriamente.
Eu só farei laser em minha face novamente se encontrar um estudo multicêntrico altamente confiável, de preferência duplo cego e aleatório incluindo pessoas da minha etnia atestando segurança e eficácia. E este estudo não existe até o presente.
Então sugiro que você escolha produtos ou procedimentos mais antigos e com segurança formalizada, mesmo que o efeito seja lento porque vale a pena. Não se apresse. Antes de fazer um peeling, pergunte ao seu dermatologista qual o risco de recorrência; também se certifique o quão profundo é o seu melasma e até onde o peeling chega. Se ficar insegura peça uma segunda opinião. A única coisa urgente no tratamento do melasma é a fotoproteção.
Fora isto tudo o tempo não volta. A gente vai envelhecendo mesmo com todos os cuidados tomados e é preciso entender que eles basicamente seguram um pouco o relógio, só isso.
Se no final das contas nenhum cuidado reverter nada pelo menos a gente se divertiu e acumulou experiência para passar para outras mulheres :)
Vamos manter a nossa pele bem cuidada, bem macia e gostosa, pronta para esperar cada nova marca que a história da nossa vida vai deixando ao longo dos anos?
Nunca é tarde para começar a se curtir: se já há rugas profundas mantenha-as hidratadas e se há um melasma severo que incomoda, cubra com maquiagem ;)
* * *
O Pedro escreveu uma série de posts chamada ‘Um breve panorama do que existe no Japão para clarear manchas’ e recomendo a leitura:
Parte I, Parte II, Parte III e Parte IV
Aqui tem resenha dos protetores que mais uso (estou experimentando outros) e aqui tem um super post do Nando com um resumo sobre vários protetores solares.
Beijos,
Meire
@meire_g
About these ads
Compartilhe :) Obs.: Não sou dermatologista. Beijos e obrigada!
Twitter4
Facebook28
Google
CATEGORIAS:DE MULHER PRA MULHERTAGS:ÁCIDO RETINÓICOCLAREADORCLAREADORESDEMELANDERMATOLOGISTAFORMULEMELASMAROMÃSALADA MÉDICATRATAMENTOVITANOL
Navegação de Posts« [Salada Minha Casa] Suporte para panelas[Resenha] Clareadores de Romã »
329 comentários sobre “Melasma”
Priscila
12/04/2013 ÀS 09:37
Bom dia Meire,
Gostaria de saber se você conhece o produto HydraSkin para a face? e o medicamento Flebon em comprimido….Fui no dermato ontem e ele me receitou esses produtos para o melasma no rosto, que na verdade não são tão escuras assim….mas já estou cuidando….pois tenho 28 anos.
Grata,
Priscila.
@meire_g
12/04/2013 ÀS 14:49
Oi Priscila,
O Hydraskin não usei e não sei quais são os ingredientes. O Flebon é um antioxidante botânico, possivelmente ele prescreveu tencionando aumentar a resistência da sua pele ao sol. Que protetor solar você usa? Beijo!
Jaque
11/04/2013 ÀS 18:21
Meire!!! Tudo bem?
Estou um pouco encucada com uma coisa, estou usando vitanol A 0.025 há 2 semanas, mas meu rosto não arde, não descamou nem um pouquinho, nem fica vermelho (aliás, somente fica um pouco vermelho quando passo protetor na manhã seguinte). Será que ele está funcionando? Volto na minha dermato somente daqui 1 mês e meio (o mais rápido que consegui marcar). Vc sabe se é assim mesmo?
Obrigada! Bjos
@meire_g
11/04/2013 ÀS 19:58
Jaque,
Pode ser que sua pele seja bem resistente. Essa concentração é o ponto de corte para ação antirrugas, até bom demorar a consulta para avaliar melhor o efeito. Se ela achar que foi insuficiente sobe a concentração. Beijo!
Jaque
11/04/2013 ÀS 21:13
Oi Meire! Vc sempre muito atenciosa, obrigada!
O que seria ponto de corte para ação antirrugas?
Bjos
@meire_g
11/04/2013 ÀS 21:30
É a dose a partir da qual as rugas começam a responder. Em dose mais baixa o tratamento é mais para acne. Bj
Flávia
11/04/2013 ÀS 17:05
Oi Meire, tô com uma dúvida. Á noite tenho usado o Azelan Gel, você acha que durante o dia fica mais adequado usar o Melani D, o Clarifiant ou o Hydracid C20? Qual combinação será que dá mais resultados? Beijo!
@meire_g
11/04/2013 ÀS 17:08
Flávia,
Não sou fã do Clarifiant. Já o Melani D e o Hydracid C20 contem ingredientes com efeitos mais comprovados. Beijo
Flávia
11/04/2013 ÀS 17:18
O Clairial C10 é muito mais potente que esses? Beijo!
@meire_g
11/04/2013 ÀS 17:38
Flávia,
É meu clareador favorito. No meu caso foi o que funcionou melhor. O Hydracid C20 não é clareador, é antirrugas e coadjuvante e o Melani D tem ácido menos ativo que o Clairial C10 e não contém vitaminaC. Beijo
Leonice Rodrigues
10/04/2013 ÀS 23:41
Olá Meire, obrigada por tantas dicas e por compartilhar conosco sua experiências . Gostaria que me ajudasse a tentar controlar meu melasma como você consegui. Estou usando cosmelan 2 há três meses, a noite, pela manha Hidracid c 20,protetor solar Omni Solaneveil, bb cream da maybelline e finalmente aquele pó baratinho também Maybelline com proteção.
O que acha de introduzir o Clarial 10, mudar o protetor para o Biore que você esta usando e usar a base Toleriane mais pó? Como você não quero mais agredir minha pele com peelings e muitos ácidos , acho que realmente piora. E a niacinamida? Acha que também pode ser útil? também tenho o Redermic R. Ja tenho 49 anos e não posso me descuidar das ruginhas, pois há anos só me preocupo com as manchas. pode me ajudar, por favor?
Bjs
Leonice
@meire_g
11/04/2013 ÀS 14:38
Leonice,
EU acho o Bioré melhor do que o OMI para quem tem melasma, mas se estiver bem adaptada e vendo resultados é melhor não mexer. Muita gente não gosta do Bioré. E se o BB Cream + pó está cobrindo a pele direitinho você pode comprar a Toleriane só para variar.
Os produtos que você citou Clairial C10, Redermic R e niacinamida são os que uso e estão no post de rotina de março (horários, etc). Beijo!
Jennifer
10/04/2013 ÀS 22:29
Meire,
O que vc acha do laser sapecara toning? Li a respeito sobre a mancha nao voltar.
Nao vejo a hora de terminar o roacutan pra tentar fazer alguma coisa.
@meire_g
10/04/2013 ÀS 22:41
Jennifer,
Não tenho experiencia nem notícias positivas sobre laser para melasma. Beijo!
detinha
09/04/2013 ÀS 23:01
Adorei o seu brog serve para ajudar muitas mulheres desesperada com esse maldito melasma. Amiga ja fiz e ja usei de tudo: cremes manipulados, lazer, co2, fraxel, stalux, peeling,peenlig de fenol, triluma , cosmelan e por ultimo mim inludi com spectra, mas gente fuja desse maldito, fiz 17 sessoes e minha pele ficou pior onde o lazer passa depois fica a marca manchada ele piora muito a pele . Não ouvimos ainda ninguem que fez e obtiverao resultado. Agora comprei clairial e hydracid e estou gostando mas e com calma, hoje mesmo resolvi usar o hormoskim e a mesma formula do tiluma porque a pele esta muito manchada. Bjos
@meire_g
10/04/2013 ÀS 05:15
Detinha,
Se sua pele piorou com laser poder piorar com o Triluma. Melhor ir devagar e aumentar a proteção contra o sol. Beijo!
Cata
05/04/2013 ÀS 14:31
Ola a todas.
Vou contar resumidamente a minha história:
Há 4 anos estava a fazer um tratamento paa o acne, e fui fazer o buço à esteticista e queimou-me, sendo que por motivos de trabalho, e por ser verão andei mt ao sol.
Fiquei com uma mancha escurissima castanha no buço.
Fui a farmacia, usei creme, mas nada de desaparecer.
Entretanto passados 2 meses, fui à dermatologista, e prescrito: hidroquinona à noite (no inverno e primavera), melaD – dia, diferin- noite, protector solar no Verão. Chegando o verão voltaram aparecer com força ( e sempre com uso de protector factor 50 le roche posey). Novo Outono, fui à mesma medica e fiz um peeling -correu mal, pois era para ficar ligeiramente vermelha e esfolar uma semana depois, mas fiquei queimada, crosta, que as manchas do buço apareceram novamente e também na face, por baixo dos olhos. O estado era tão grave que, a minha mãe aconcelhou-me a não sair de casa por 3 semanas! Consultei a medica, disse que é um caso em 100, mas aconteceu, pele muito sensivel.
Entretanto, nestes dois ultimos anos, esqueci dermatologista e o que tenho feito apenas é: mt protector solar : Isdin 100+, a base tb é protector (bioderma 50 UVA-38 UVB). à noite uso Uriage despigmentante, de dia creme de rosto Uriage, ou Roc ( já pr as primeiras rugas). Faço mascaras uma vez por semana com a polpa da Aloé Vera. às vezes usava Iklen mas nunca vi grandes resultados.
Noto que já clareou um pouco, mas sem base as manchas são evidentes.
Todas as fotos de verão que tenho estou com uma grande camada de creme no buço e nas bochechas. Na carteira para mim é mais importante que não falte o protector que a carteira ou o telemõvel.
Agora está para vir o verão e já estremeço, gostava de saber algum creme novo que seja bom para a pele oleosa, de 36 anos, e que me ajude neste trauma.
@meire_g
05/04/2013 ÀS 15:27
Oi Cata!
Sugiro que você procure o Clairial C10. Ele é oleoso mas você deve usá-lo com a pele limpa e à noite ou no final da tarde. A oleosidade dele ajuda a pele a recuperar-se mais rápido da possível agressão do clareador. Acho que sua pele tem sensibilidade parecida com a minha. E durante o dia muita proteção solar e maquiagem adequada. Beijo e boa sorte!
nivia
04/04/2013 ÀS 09:59
Bom dia Meire,
Encontrei seu blog na segunda-feira e fiquei maravilhada. Não consegui parar de ler.
Tenho melasma como todas e sofro d+ com isso.
Atualmente estou usando o MELANOBLOCK ( MANUTENÇÃO EM CASA) vocÊ conhece não possui hidroquinona. A médica me passou fluido clareador da eucerim todos os dias, protetor solar anthelios , melanoblock ( duas vezes na semana noite ) e melora c nos outros dias a noite. Gostaria da sua opinião sobre os produtos? Fiquei interessada em usa o HYDRACID C 20 que vc mencionou e o clairial c 10 o que acha Não comprei o melora c será que seria melhor o hydracid c20 do que ele? Por favor, aguardo sua resposta…
Posso associar HYDRACID C20 SEM PROBLEMAS? com o melanoblock
A composição do melanoblock é Arbutina, Acido Kojico, Acido Azelaico, Acido Retinoico, Glabardina, Extrato de Brassica Napus, Acido Glicirretino, Morus Alba, Protetor solar UVA e UVB.
obrigada
Nívia
@meire_g
04/04/2013 ÀS 14:52
Nívia,
Os produtos que você usa são excelentes. Você já está em fase de manutenção, melhor seguir a orientação médica. Para introduzir o Clairial C10 teria que mexer em sua rotina toda e possivelmente você não tenha experiência para fazer isso sozinha.
O Hydracid C20 é vitamina C + hidratação, o Melora C também é vitamina C e possivelmente é mais ativo que o Hydracid. Uso o Hydracid porque é ele quem casa melhor com os outros produtos que já uso e com o meu tipo de pele, o Melora C irrita minha pele. Beijo e boa sorte!
cynthia
03/04/2013 ÀS 22:52
Oi, tudo bem?
Comprei o Clarial c10, mas ele está estranho meio aguado e o vidro ainda está cheio.
Eu me lembro de ler que aconteceu isso com o seu frasco tb. Gostaria de saber a onde reclamo,pois o produto é caro e não tem nem dois meses que comprei, espero que me mandem outro p eu continuar o tratamento. Adoro ler o seu blog!
@meire_g
04/04/2013 ÀS 14:17
Oi Cyntia,
Leve ao local onde comprou, eles devem trocar e devolver ao laboratório ou contactar o representante para avaliar o que fazer. Das duas vezes que ocorreu comigo fui bem atendida. Boa sorte! Beijo
Flávia
03/04/2013 ÀS 22:24
Meire, continuando no assunto gravidez, gestantes podem usar o Clarifiant e o Melani D? O Azelan parece que pode, né?!!! Bjos.
@meire_g
04/04/2013 ÀS 14:38
Flávia, acredito que destes só o Azelan. Bom ver com o dermato porque eles vão a congressos anualmente a e lista muda muito. Beijo!
Flávia
04/04/2013 ÀS 23:12
Oi Meire, em caso de gravidez então, acho que só dá pra manter a combinação Azelan e Hydracid, né? Bjos.
@meire_g
05/04/2013 ÀS 05:46
Flávia,
Talvez, mas como falei só um dermato atualizado poderá dar uma informação mais precisa. BEijo!
Kelly RIbeiro
03/04/2013 ÀS 20:18
Meire, também sofro com melasma, posso usar clarial c 10, se estiver pensando em engravidar? Nao estou agüentando olhar no espelho. Muito legal seu blog. Obrigada por nos ajudar.Beijo
@meire_g
03/04/2013 ÀS 21:22
Kelly,
Só se for com orientação médica. Acredito que não seja indicado. Beijo!
Elizangela
03/04/2013 ÀS 17:17
Oi Meire!!! Ainda bem que encontrei vc rsrs…Eu estava com sessão marcada para fazer peeling para mês que vem, mas depois de ler todos esses post acima vou cancelar. Tive alergia na pele a uns 2 anos e então apareceram manchas escuras na testa e ao redor dos olhos, já usei triderm e minha pele ficou muito irritada tb usei o serum clarifiant da RÓC 2 vidros e nada, agora comprei o MELANI_D da LA ROCHE POSAY, uso o protetor fluide extreme fator 60 tb da LA ROCHE. Gostaria de saber se estou no camiho certo ou se vc pode me passar alguns cremes mais eficaz para o meu caso…Acho que é MELASMA…. Muito obrigada!
@meire_g
03/04/2013 ÀS 17:23
Elizangela,
Tem que ver com sua dermato qual é seu diagnóstico, e se sua pele piorou com Triderm não é bom você ficar se automedicando. Tem que reforçar a proteção contra o sol em primeiro lugar, os clareadores só ajudam e só fazem efeito depois de meses. O peeling pode ser bom para vários tipos de manchas. Para o melasma realmente é complicado, mas há alguns peelings bem superficiais. Beijo!
Elizangela
04/04/2013 ÀS 17:16
Oi Meire!!! Me desculpa esqueci de mencionar no post que quem me passou o triderm foi uma dermatologista, como irritou minha pele ela suspendeu o uso, depois a comuniquei que estava usando o clareador sérum da RÓC ela disse que não teria problema que eu podia usar, e me indicou o peeling, mas estou com medo de fazer e as manchas aumentarem, por isso comprei o melani-d mas ainda não usei.
Gostaria saber se é um produto bom ou se você tem outras indicações para o meu caso.
Beijos!!! Obrigada…
@meire_g
05/04/2013 ÀS 05:23
ELizangela,
O Melani D é um bom produto.
Os que gosto mais são os que estão no post da minha rotina de março e que uso atualmente. Beijo!
Flávia
02/04/2013 ÀS 21:50
Oi Meire!
Passei por dois dermatologistas esse ano e eles demonstraram posições bem diferentes quanto á indicação de peelings para melasma. Um me disse ser totalmente contra, pois acha que só piora o quadro. O outro já disse que acha indispensável e me indicou fazer um peeling mecânico até antes de começar a usar cremes para que eles sejam melhor aproveitados. Qual a sua opinião sobre isso?? Fiquei confusa…
Queria saber também qual a diferença de atuação do peeling químico ou mecânico para tratar melasma?? Peço a sua ajuda para entender isso melhor.!!! Bjão.
@meire_g
03/04/2013 ÀS 05:23
Flávia,
No meu caso os peelings feitos no início do tratamento só agravaram o problema, tanto o químico (com medicamentos ácidos) como o mecânico (que é feito com esferas tipo como se fosse um esfoliante). Por tudo que leio agredir o melasma não é uma boa opção porque a pele responde com manchas mais fortes. Minha dermato não indica peelings para melasma. Beijo!
Jaque
02/04/2013 ÀS 20:22
Olá Meire, muito obrigada!!!
Adoro muito seu blog e suas dicas! Sobre o Vitanol A, foi minha dermato que indicou. Ela havia me indicado uma fórmula (não tenho mais a receita) que de nada adiantou, nem esfoliou a pele, nada…. Depois fiz peelings químicos e ela me receitou Vitacid plus, mas foi um desastre hidroquinona pra mim, fiquei com uma alergia e suspendi o uso depois de 3 dias alternados de uso. Lavei o rosto somente com água termal durante uma semana…. Agora, passados 2 meses… ela me receitou o Vitanol, porém não me falou sobre a hidratação na pele que ajuda na eficiência do ácido… Aprendi isso no seu blog! Obrigada! Bjos
Adriana Fernandes
02/04/2013 ÀS 18:25
Meire
Gostaria de saber a sua opiniao sobre um tratamento que eu fiz pra olheiras.
Eu fiz um lipo redutor nas olheiras e pouco adiantou..Gostaria de saber sua opiniao!
Obrigada
Adriana
@meire_g
02/04/2013 ÀS 19:03
Adriana, não tenho experiência com este procedimento nem conhecimento sobre ele. O tratamento das olheiras depende muito da causa mas no geral são bem frustrantes mesmo, sobretudo se a pessoa tem olheiras genéticas. Qual o seu tipo de olheira? E a cor? Tem bolsa sob os olhos, vasos dilatados? Beijo
Cintia
02/04/2013 ÀS 13:38
Meire , sua linda!
Muito obrigada pelas orientaçoes, mas gostaria de mais informações.
Qual vc acha melhor o SRV Clarial C10 ou o Glenmark Demelan? Estava lendo sobre o Demelan, e gostaria da sua opinião. Um super bjo e obrigada
@meire_g
02/04/2013 ÀS 15:00
Oi Cintia, na minha pele o Clairial C10 agiu melhor, mas o Demelan é um bom produto, só acho a embalagem ruim porque há muita oxidação e desperdício.
Cintia
02/04/2013 ÀS 18:35
Meire,
Mais uma vez obrigada!!!! Vou usar o Clarial C10, te conto a minha experiência posteriormente, e por favor assim que tiver mais informações sobre o melasma, nos informe, estou viciada em suas resenhas e comentários. Um super bjo e boa sorte
@meire_g
02/04/2013 ÀS 18:59
Cintia,
Volta sim!! Cuidado só para ele não escorrer para os seus olhos, ta? Arde que só, eheheheh, experiência própria Beijo!
Flávia
02/04/2013 ÀS 01:30
Meire, e o que vc acha dos cremes clareadores da Clinique: Even Better Skin Tone Correcting e o Even Better Clinical Dark Spot Corrector ? São mais ou menos eficazes que aqueles que clareadores que citei antes ( Melani D, Azelan e Clarifiant)? Mais uma vez, muito obrigada pela atenção!!! Adoro seu blog!!! Bjos.
@meire_g
02/04/2013 ÀS 14:44
Flávia, são bem menos eficazes, sao só cosméticos mesmo, Beijo
Flávia
02/04/2013 ÀS 00:13
Obrigada!!!! Bjos.
Jaque
01/04/2013 ÀS 21:46
Olá Meire! Só pra completar…. rs De manhã, lavo o rosto com eucerin gel de limpeza, passo redermic + no rosto, minesol serum fps 30 e pó da heliocare 50 light. É o suficiente para fotoproteção? Obrigada, novamente!
@meire_g
02/04/2013 ÀS 14:32
Oi Jaque, passando os produtos na quantidade certa está ótimo. Bjs
Jaque
01/04/2013 ÀS 21:07
Olá Meire, estou usando Vitanol A 0,025 pra manchas e linhas de expressão há 1 semana somente. Posso usar Hidracid C20 logo depois do Vitanol pra hidratar a pele e Retin OX áreas dos olhos? Obrigada!
@meire_g
02/04/2013 ÀS 14:24
Jaque, não vejo problemas. Mas é sempre bom ver com sua dermato. Pele que recebe tretinoína não deve ser automedicada. Bjs
Flávia
01/04/2013 ÀS 01:58
Oi Meire, tudo bem? Tenho 38 anos e também tenho melasma… humpf… Pela sua experiência, gostaria muito que vc me falasse sua opinião sobre os cremes Melanid D, Clarifiant e Azelan. Os três me foram receitados por médicos diferentes e eu não sei qual usar rsrsrs… Obrigada!!! Bjos. Flávia
@meire_g
01/04/2013 ÀS 13:59
Oi Flávia,
Os três são clareadores leves, mais coadjuvantes. O mais ativo deles é o Melani D, em segundo lugar o Azelan (você pode usar os dois, em horários separados) e o menos ativo é o Clarifiant, que é mais preventivo do que curativo. Eles podem ajudar se você usar protetor solar bem direitinho. Beijo!
Rosa Maria R. Fernandes
29/03/2013 ÀS 15:24
Nossa adorei encontrar esse blog. Tenho 57 anos, e tenho melasma ha mais ou menos 7 anos.Fiz uso de acidos e acredito que minha pele foi piorando muito e junto apareceu uma
alergia. Ano passado consultei com uma medica muito conhecida Dra Denise steiner , uma
medica muito boa na minha opinião, mas infelismente não acertou comigo, me orientando
a fazer um laser C02, . um procedimento caro , sofrido e no final das contas sem melhora
nenhuma, muito pelo contrario uma grande piora, fora os gastos enormes com remedios e
cremes.,fiquei arrasada sem vontade de voltar a me tratar.
Ha uns dias atras encontrei esse site e sinceramente estou mais animada em te seguir do
que procurar qualquer dermatologista.
Gostaria de passar o que uso e de sua orientação
Desde já obrigada pela atenção.
@meire_g
29/03/2013 ÀS 19:50
Oi Rosa,
Como você, muitas mulheres que seguem meu blog também pioraram muito com laser (inclusive eu), mas parece que muitas melhoram. Vamos adiante ;) Beijo
renata
27/03/2013 ÀS 19:25
Meire, qual foi o laser que vc fez?Foi o Spectra? Ja fiz 5 sessões e to em dúvida se faço mais cinco, ja que a demato disse que so faz efeito a partir da quinta. No entanto, é bemm caro e receio de ficar ainda c as manchas tão em evidencia!Beijo.Muito obrigada por escrever tudo isso e fazer não me achar uma estranha em chorar por conta de melasma…rs
@meire_g
27/03/2013 ÀS 19:31
Oi Renata!
Eu fiz em 2010, não era Spectra. Não sei informar exatamente qual era…
Você notou melhora ? Doeu muito? Beijo!
Renata
01/04/2013 ÀS 16:09
Não dói não.Sente um desconforto bem de leve…uma espécie de alfinetadinhas bem de leve.Uma sessão dura em média apenas 15 minutos então, da para aguentar.Sim, notei melhora.Mas senti melhora mesmo com o tratamento antes do laser que foi com Clarial C10 a noite, Klassis Gel durante o dia,protetor solar 50 Toque Seco da Davene, Gel Limpreza da Davene também. Esse tratamento não é compativel c o laser ao mesmo tempo, pois senti que queima a pele, ou seja, escurece ainda mais as manchas.Durante o laser a pele fica ultra sensivel e ainda mais fina exigindo o dobro de fotoproteção.Preciso de ajuda se faço as mais cinco sessões ou não..opiniões de pessoas que ja experimentaram o Spectra.Vc já ouviu algo sobre o Spectra para melasma?Obrigada pela reposta.
@meire_g
01/04/2013 ÀS 20:09
Renata,
Há várias opiniões sobre o Spectra neste mesmo post, mas não são animadoras. No meu caso o laser piorou muito as manchas (a pele ficou linda no começo mas depois manchou muito mais do que estava antes). Não me sinto preparada para aconselhá-la com relação ao laser porque toda experiência que tenho pessoalmente e aqui no Blog é negativa, mas possivelmente muita gente melhora, acho que se você está muito insegura talvez seja melhor pedir segunda opinião de outro especialista. Boa sorte!
Adriana Castro.
26/03/2013 ÀS 14:13
Boa tarde Meire,
quando você diz que usa Niacinamida a 4% ( um tubinho) aonde eu encontro? Ja procurei em todos os lugares e não acho.Acho produtos que tem uma concentração mais não ela da forma que você descreveu. Obrigada
@meire_g
26/03/2013 ÀS 16:11
Adriana,
Encontra em farmácias, o nome comercial é Papuless Gel. Também pode ser manipulado em farmácias magistrais. Beijo!
juce
26/03/2013 ÀS 14:09
Oi,Encontrei hoje seu blog e gostei muito dele gostaria de pedir alguma sugestao ,primeiro vou relatar um pouco o meu caso.
Fui diagnosticada com melasma a dosi anos desde la ja usei varios produtos como vitacid demelan e acidos manipulados varios tipos para o dia apra a noite e tc,fiz 3 peeling quimico e mesmo assim as manchas permanecem ai optei por fazer laser com luz pulsada pixel …resolveu temporariamentee continua usando protetor heliocare 90 e demelan todos os dias que foi recomerndado agora s manchas voltaram voce teria alguam dica de produto que posso usar para clarear essas manchas ?
Obrigada
@meire_g
26/03/2013 ÀS 16:09
Juce,
Os produtos que uso e que gosto mais estão no post de rotina de março. Dê uma olhadinha lá e qualquer dúvida pode escrever. Beijo!
Andrea Mistura
25/03/2013 ÀS 20:31
Olá tudo bem Meire ??
Sofro com a melasma faz alguns anos, mas este ano ele atacou feio.
Faço uso do protetor solar sempre, inverno e verão ( mas acredito que devo ter dado alguma vacilada no uso nesse verão ) Minesol 60 é o que uso, e para cobrir as imperfieções Normaderme Teinte pra me sentir mais segura., e um belo batom pra chamar a atenção para meus lábios rsrrs..
Agora na região aonde moro, começa a refrescar o clima,. Fui na dermatologista,( A MESMA QUE VOU A ANOS ) e vamos entrar na batalha contra o melasma com certos medicamentos que vou citar ;HELIORAL 250(medicamento novo, e estou com um pouco de receio de usar por eu fazer uso de anti depressivos).e na bula fala muito pra informar ao dentista. ( QUE VOU FAZER ISSO AMANHÃ MESMO )
VITACID PLUS á noite.
ACTIVE C FUÍDO pela manhã sob o protetor solar ANTHELIOS UNIFIANTE 50 com cor.(Gostei do toque dele é bem sequinho, tenho pele oleosa )
Pra mim seria muito gratificante um comentário seu, sobre os medicamentos e proteteres solares que faço uso.(e que vou fazer ) e se vc tiver algo a acrescentar ao meu tratamento, ou mesmo falar de algum ponto negativo de algum , estou a disposição para receber os concelhos com muito carinho .
Bjus e parabéns pelo blog.
@meire_g
26/03/2013 ÀS 15:57
Oi Andrea,
Melhor coisa é você já ter uma dermato há anos e que conhece sua pele. Proteger bem a pele contra o sol usando também proteção com cor, vitamina C e ácidos são excelentes escolhas. Se proteja direitinho, sombrinha se precisar, sem descansar na proteção solar que aos poucos a pele vai respondendo. Mesmo que o melasma não vá embora pelo menos ele clareia um pouco e a textura da pele fica bonita com os produtos. Um beijo e boa sorte!
lojamattos
23/03/2013 ÀS 23:29
Dra, tenho melasma por conta da exposição ao sol sem proteção, ja usei o vitacid hje uso o triderm dia sim dia não, uso o sabonete dermovitin soft espuma, e protetor solar epsol fator 45, não fico muito exposta ao sol, porém se suspendo o uso do ácido voltam todas as manchas. Como já tneho 25 anos gostaria de começar a utilizar algo anti-envelhecimento, ou que pelo menos hidratasse minha pele, pois apenas o uso do ácido e protetor imagino que cause alguns danos, o que eu gostaria de saber é: Qual protetor solar vc me indicaria? se existe algum anti-envelhecimento específico para melasma, se não existe se eu posso assossiar o uso e como faço isso? se não houver possíbildade se posso usar pelo menos uma boa hidratação, qual? como? e com qual frequência?
Peço desculpas se compliquei muito a pergunta, e aguardo ansiosa suas dicas.
Obrigada
Graci mattos, Salvador -Ba
@meire_g
24/03/2013 ÀS 17:24
Graci,
Qual o seu tipo de pele? Amanhã vai sair um post meu com tudo que estou usando atualmente. Dê uma olhada e se tiver alguma dúvida pode me perguntar.
Antes de qualquer coisa você precisa se acertar com a proteção solar, que deve ser bem feita. Um beijo e até amanhã!
deusima cangirana
23/03/2013 ÀS 20:12
io , meire! tenho mancha pretas de espinhas no rosto foi derm. Ele mim passou vitacid xt, minha pele ficou muito vermelha e com muita ardencia ñ caonsequia lava o rosto pois ardia muito oqui eu faso com esas manchas
@meire_g
23/03/2013 ÀS 20:49
Deusima,
Até você voltar ao dermatologista use protetor solar o dia todo e cubra com base ou pó, limpe sua pele direitinho e use sombrinha. Evite totalmente o sol e volte ao seu médico. Boa sorte!
Regiane
21/03/2013 ÀS 18:35
Oi Meire!
Tenho melasma a muito tempo, adquiri por ficar disposta ao sol sem proteção. Uso Vitacid e photoderm max 100, porém a minha é oleosa, protege mais deixa muito oleosa. Eu estou querendo um protetor com proteção alta não oleoso. O tratamento do vitacid ajuda, porém tem um problema durante o dia eu fico muito tempo disposta no sol por conta do meu trabalho, ameniza as manchas logo alguns dias volta.
Goataria de saber se no meu caso porque eu fico muito tempo no sol seria bom um tratamento oral para ameniar o problema e se um protetor com fps 100 é melhor que um 70.
obrigada!
@meire_g
22/03/2013 ÀS 20:47
Regiane,
Com exposição ao sol tem que ter proteção solar alta, de preferencia 50 ou mais para garantir um bom bloqueio. Um FPS 30 protege bem mas desde que aplicado em grande quantidade e reaplicado. É melhor então um FPS mais alto e protetor resistente ao suor e água, mas uma base e/ou pó de maquiagem por cima é indispensável para quem tem melasma. O tratamento oral pode ajudar, é um pouco controverso mas algumas pessoas gostam mas eu preferi não usar.
Fora proteção e maquiagem, chapéu e , se possível, sombrinha. Abraço!
Regiane
22/03/2013 ÀS 21:18
Obrigada Meire! Você é super atenciosa, pronta para ajudar e tirar dúvidas. Amei seu blog, parabéns!!!!
@meire_g
22/03/2013 ÀS 22:01
Volte sempre ;)
Morta Viva
19/03/2013 ÀS 09:27
Tinha uma pele oleosa com muitos cravos quando resolvi procurar uma dermatologista pra tratamento, ela recomendou roacutan e anticoncepcional Selene. Meu rosto começou a aparecer manchas escuras no buço e ela dizia q era normal. Depois do tratamento fiquei c manchas pretas no buço, bochechas, testas , sobrancelhas e nariz (…) [mensagem editada por conter texto inadequado para leitores do Blog]
@meire_g
19/03/2013 ÀS 16:15
Olá,
Sinto muito pelo seu depoimento e espero que um dia encontre conforto para suas queixas. Não liberei o seu comentário por completo porque se trata de informações que expõem muito profundamente a sua intimidade e talvez até sua identidade, que você quis preservar usando um nome que não é o seu. Boa sorte.
Telma
11/03/2013 ÀS 11:01
Olá Meire,
Adorei seu blog!!
Só quem passa pela mesma situação para entender o sofrimento.
Você considera bom o tratamento com o Helioral?
Abraços
@meire_g
11/03/2013 ÀS 19:32
Telma,
Sou cética com relação ao Helioral, nenhuma pesquisa até agora me convenceu. Mas muitas pessoas que acessam o Salada gostam. Um beijO!
jennifer
11/03/2013 ÀS 10:06
Dra. Comecei a tomar o roacutan ha 10 dias, nao tenho muitas espinhas, as poucos que tenho,mancham muuuito a minha pele. Pois bem, fui pra praia, chapeu, oculos enorme e guarda sol. Usei um vidrinho inteiro de protetor roc no rosto e quando voltei, olhei no espelho e vi o belo melasma no buco. Chorei tanto, o que fazer? Me protegi muito mesmo e apareceu.
Tinha uma vitacid plus aqui em casa, da outra vez que usei. Comecei a passar ate a minha consulta. Sera que vai sair?
Beijo, adoro seu blog!
@meire_g
11/03/2013 ÀS 19:31
Jennifer,
Sinto muito… Mas não dá para se expor ao sol dessa forma usando ácido retinoico oral ou tópico, a sensibilidade da pele ao sol aumenta muito e o protetor solar não protege a pele contra a luz visível, que é altamente relacionada ao melasma. Quem tem tendência a manchar só pode se expor ao sol em horários muito cedo ou muito tarde do dia e com a pele com proteção solar e proteção opaca (pó com cor, por exemplo) e mesmo assim é ruim. Não recomendo que use o Vitacid plus junto com o Roacutan, pode sensibilizar mais ainda sua pele. Agora é limpeza suave, muita hidratação (pode ser por exemplo o Fisiogel AI Creme) e muita proteção solar – protetor solar + maquiagem. Beijo e boa sorte!
Jennifer
16/03/2013 ÀS 10:59
Obrigada Doutora, talvez nao seja um melasma profundo e saía mais pra frente.
Andréa
10/03/2013 ÀS 23:14
Oi Meire, sofro de melasma causado pelo uso de ácido retinóico e proteção ineficiente (meu dermato prescreveu projetor solar em gel, fator 30, acredita?) Na época (há 10 anos) eu não podia imaginar nos danos… Bom, penso como vc: não confio mais em NADA, mas andei lendo que o ácido kójico não é fotossensível, que pode ser usado durante o dia e tal… mas nesse calor de 40º (moro no RIO)… será que é verdade isso?
@meire_g
11/03/2013 ÀS 19:26
Andrea,
Também moro numa cidade extremamente quente e ensolarada. Uso o àcido Kójico (o que uso é o Clairial C10), mas prefiro usar em casa no período vespertino. Durante o dia uso vitamina C por baixo do protetor solar, até porque os veículos dos clareadores no geral são oleosos. BeijO!
Andréa
11/03/2013 ÀS 23:11
Obrigada, seu blog é o melhor! Muito bom poder partilhar essas informações. A propósito, você saberia me dizer se há exame para detectar se a pessoa sofre realmente de um melasma?
@meire_g
12/03/2013 ÀS 14:06
Oi Andrea,
O diagnóstico do melasma é clínico, o dermatologista é o profissional mais preparado para diferenciar as diversas manchas de pele. Em alguns casos pode ser necessário biopsia, mas no geral ela não é indicada em melasma. Abraço!
rosalia cangirana favela
09/03/2013 ÀS 12:41
meire estou usando uma pomada de nome trinulox para clarear a pele, mas não posso sair ao sol porque a pele ficar com ardencia e vermelha, não sei que protetor solar usar, pois minha pele é oleosa. estava usando um do avon, mas dava ardencia na pele. por favor me indica um protetor que protege a minha pele do sol, aqui ´ e muito quente. bjs
@meire_g
10/03/2013 ÀS 01:02
Rosalia,
Se você tiver acesso às compras internacionais sugiro que use o Sofina Jenne Day Protector enquanto está com a pele muito sensível. Se quer comprar algo logo ou aqui no Brasil mesmo, indico o Photoprot 100 ou o Minesol Oil Control. Beijo
cilene
04/03/2013 ÀS 14:03
olá meire,meu dermatologista prescreveu azelan gel e protetor minesol oil 70fps,gostaria de saber se o azelan tira manchas de melasma pois eu a tenho, mas li q o azelan não tira manchas de melasma só de espinha e eu não tenho espinhas, quando aparece é de vez em quando uma ou outra e o protetor é bom, tenho pele oleosa. Obrigada.
@meire_g
04/03/2013 ÀS 14:16
Cilene,
Pode ser que o Azelan ajude, ele é um clareador leve com poucos efeitos colaterais e ajuda a controlar poros e oleosidade. Abraço
cilene
06/03/2013 ÀS 14:07
obrigada meire,eu fiquei em duvida sobre o azelan pois as pesquisas que fiz diziam que era para acne e eu quero desesperadamente clarear essas manchas de melasma que tenho a anos,e já que vc disse que é um clareador fiquei mais tranquila. bjs.
Maria Coelho
28/02/2013 ÀS 21:00
Dra. Meire,
Tenho a pele muito clara e de uns tempos para cá notei umas manchinhas amarronzadas em cima das sobrancelhas e nas bochechas, ou seja, o bendito melasma. Fui ao dermatologista e ele me indicou o triderm para clarear as manchas e o protetor minesol fator 70. Nao tenho notado muito resultado. Durante o dia, a região que utilizo o triderm fica super vermelha e horrivel. Há indicação de algum produto que eu possa utilizar para clarear um pouco as manchas?
Obs: tenho a pele oleosa.
Desde já agradecida!
@meire_g
28/02/2013 ÀS 21:39
Maria,
Sugiro que você volte ao dermato para ver o que acontece, se está com intolerância ao Triderm. Como sua pele está irritando não é indicado usar nada novo agora, não é hora de se automedicar. Além do Minesol 70 você usa maquiagem? Beijo
Silvana
27/02/2013 ÀS 16:16
Boa tarde Meire,
Meu caso é parecido com o seu, já recorri a vários ácidos com hidroquinona, peelings e a melhora é imediata, mas passado uma semana, volta tudo novamente, com as manchas mais intensas ainda, acho que ocorre um efeito rebote. Tenho ouvido falar de um produto chamado Cosmelan 2. O que vc me diz sobre ele?
@meire_g
27/02/2013 ÀS 17:23
Silvana,
O Cosmelan reúne alguns clareadores coadjuvantes como arbutin e ácido azelaico, tem um pouco de vitamina C, E e de niacinamida. Não acho nada revolucionário, são ingredientes presentes em muitos medicamentos que já usamos. O Arbutin é disponível em produtos mais baratos, o ácido azelaico é barato também e a Niacinamida podemos comprar em concentração mais alta por menos de 50 reais um tubinho, e acho melhor usá-la separadamente. Para quem quer tentar um produto multifuncional pode ser interessante, a vantagem do Cosmelan 2 é reunir vários ingredientes em um produto só, se você achar por um bom preço pode valer a pena. Eu uso o Derm AHA associado ao Pigment Biomedic, a niacinamida a 4% e o Clairial C10. Como hidratante uso o Hydracid C20 pela manhã, por baixo do protetor solar. Fica meio complicado mas no final do dia acabo usando tudo, tem que ter muita disciplina mesmo para usar tudo separado como eu uso. De todos os clareadores que já usei o Clairial C10 é o melhor. Beijo!
Marisa Alves
26/02/2013 ÀS 22:04
Boa noite Meire! Sofro ha muitos anos com o melasma. Ler seu artigo foi confortante e deseperador, por que eu acreditava ter cura para este maldito problema. Eu estou usando como hidratente para o rosto o Aquiporin Active, ele tem aliviado um pouco o vemelhidão do ácido. Você o conhece, me recomenda? Agradeço muito todas as informações. E vou tentar encontrar aqui na minha cidade o Bioré Perfect.
Um abraço.
@meire_g
27/02/2013 ÀS 13:54
Oi Marisa,
O Aquaporin é ótimo, se sua pele se adaptou continue. O Bioré só é disponível em lojas internacionais (Ichibankao, lojas do eBay) mas tem uma vendedora brasileira que revende, a Vânia (vaniasousil@gmail.com). Beijo!
claudia
25/02/2013 ÀS 23:28
Dra. Meire,
qual o creme para região dos olhos que você recomenda? Eu uso o Neovadiol, mas acho que a função de hidratação é baixa. Ele firma a pele em volta dos olhos,mas não dá a sensação de estar bem nutrida.
Obrigada mais uma vez!
@meire_g
26/02/2013 ÀS 13:41
Cláudia,
Há cremes clareadores, hidratantes, firmadores, anti-idade, depende muito do que você precisa mais e da hora em que quer aplicar, se por baixo da maquiagem, para hidratação noturna ou para usar como máscara. Gosto muito do Epidrat Olhos associado ao Redermic R, do de abacate da Kiehl’s e do Densitium da SVR, que é excelente para usar em qualquer hora do dia. Beijo!
ana maria oliveira
25/02/2013 ÀS 21:50
Olá!!! Amei seu blog, Meire também sofro com essas manchas, elas pioraram depois de uma ida à praia, fui na médica hoje, ela me passou azelan, pesquisei na net e diz que é para manchinhas de acne, só que o meu melasma está muito forte, o que você acha do azelan? bjs
@meire_g
26/02/2013 ÀS 13:36
Ana,
O Azelan é clareador, ele não serve só para manchas de acne, serve também para controlar oleosidade e até poros dilatados. Dependendo de como está a pele o dermato começa com produtos mais suaves. O mais importante é proteger bem a pele contra o sol. Beijo!
odete dos reis
25/02/2013 ÀS 21:27
Meire naõ conhecia o seu blog fique conhecendo e gostei muito das dicas estou no mesmo barco do melasma e sofro muito poroque a minha autoestima està muito baixa e o espelho nem consigo mais olhar porque fiz um peeling muito forte e a decepção foi muito grande as manchas estão intensas e muito escuras o que eu faço? me ajude. obrigada!
@meire_g
26/02/2013 ÀS 13:35
Odete,
Muita proteção contra o sol, maquiagem pra ficar linda e protegida. Fora isso, voltar ao dermato e usar clareadores leves quando a pele estiver menos irritada, Beijo!
Luciana
23/02/2013 ÀS 20:05
Boa Noite Dra Meire..Adorei o seu blog.
Gostaria de esclarecer uma dúvida! Estou tomando roacutan pelo fato da minha pele ser muito oleosa e espinhas nas costas. Tenho melasma no rosto. Gostaria de saber se com o uso roacutan automaticamente clareia o rosto tb?? E se posso associar o roacutan com o uso de algum ácido? Começei o tratamento há 10 dias apenas, e até agora n vi efeito algum, só a boca seca!
@meire_g
24/02/2013 ÀS 00:40
Luciana,
O Roacutan pode fazer o melasma piorar caso a proteção solar não seja muito bem feita porque ele aumenta a sensibilidade da pele ao sol. A indicação de associação com ácidos na pele deve ser feita exclusivamente pelo dermatologista, não seu automedique para evitar maiores problemas. Beijo!
Simone
22/02/2013 ÀS 12:40
Dra. Meire,
Excelentes seus comentários, gostaria de saber se já usou outros produtos da Bioré, entrei no site Ichibankao e eles oferecem o Kao Biore Aqua Rich Whitening Cream 33g para clarear, gostaria de saber sua opinião a respeito.
grata Simone.
@meire_g
22/02/2013 ÀS 19:05
Simone,
Este nunca usei porque é mais indicado para peles secas, mas sei que muita gente que usa gosta. Eu prefiro usar protetor mais seco e usar clareadores separadamente. Beijo!
Maria Eugênia
20/02/2013 ÀS 18:41
Menina, como você é bonita!!! Passei para escrever que amei sua resenha contando a peregrinação para tratar o melasma. Meu tom de pele é parecido com o seu, inclusive cor de cabelo também, e sei como é díficil o tratamento para estas benditas manchinhas, pois qualquer marca, mancha e afins aparece na pele. Estou com meu projeto “Branca de Neve”, com muita fé e paciência, que percebi que é alma do tratamento. E vamo que vamo! Beijo grande.
@meire_g
20/02/2013 ÀS 18:59
Oi Maria Eugênia, obrigada pela visita! Paciência é tudo mesmo. Basta um solzinho para a pele ficar com tom desigual de novo, ehhe. Beijo!
@meire_g
19/02/2013 ÀS 17:20
Susy,
Os efeitos dos antioxidantes orais ainda são muito controversos, mas quando as manchas são resistentes alguns dermatologistas acreditam que vale a pena tentar. Eu optei por não usar porque as evidências não me convencem muito e também porque não gosto de tomar remédios, eu só tomo uma dose de vitamina D uma vez por semana porque realmente preciso já que não tomo sol. Prefiro usar os antioxidantes direto sobre a pele, como vitamina C e E, extratos vegetais e essa semana recebi uma base com muitos antioxidantes (da Bourjois). Você está se protegendo do sol com protetor solar + maquiagem? É o que funciona mais, sem isso nenhum tratamento funciona e a pele pode até piorar.
Quanto ao Laser sou suspeita porque minha experiência e a de muitas leitoras do Salada foi ruim, mas parece que para algumas pessoas funciona. Minha dermatologista não indica laser para melasma, ela é super atualizada e defende que quem tem hiperpigmentação tipo melasma tem a pele sensível demais e reage negativamente ao calor e ao estímulo do laser. Acho que é uma questão de confiar no dermatologista mesmo. O que posso sugerir é que você tente antes de tudo fazer uma proteção solar bem pesada e usar os clareadores que seu médico sugerir. Beijo!
Susy Felicio
20/02/2013 ÀS 13:04
Não sei como agradece-la, tudo que voce escreve tem sido muito importante pra mim. Esta difícil encontrar um bom dermato, por isso estou correndo atras. Ja comprei pelo ebay o filtro solar que voce esta usando para conhecer. Eu me protejo sim, mas só com filtro, não com maquiagem, ultimamente estou usando um filtro a base de talco, manipulado na Ao Pharmaceutico. Sempre foi muito bom, porem para minha pele alguns produtos no inicio surtem um efeito incrível, depois para de funcionar. Quanto ao Oenobiol, minha amiga nutricionista disse que é maravilhoso, que da muita diferença mesmo. Porem ela indicou o magnifique, e pesquisando vi que para manchas o mais indicado é o solaire. Eu tambem não gosto de tomar sol, mas como tenho filho pequeno, praia e piscina sao inevitáveis. Tambem uso um serum de vitamina C manipulado na Ao Pharmaceutico, otimo pra pele, mas nao esta ajudando com o melasma. Me indicaram um produto chamado OBagi C, mas custa o olho da cara no Brasil, se eu pudesse ter certeza claro que vale a pena, mas se cada vez que eu for tentar gastar uma grana, o melasma fica e eu vou a falencia. Bom Querida, estarei tentando e sempre lendo tudo aqui no Salada. Muito obrigada e por favor, continue postando tudo que puder sobre o tema melasma, nutricosmeticos e afins… Bj
@meire_g
20/02/2013 ÀS 14:08
Susy,
Os produtos Ao Pharmacêutico são excelentes, fez uma boa escolha.
Então, Susy, sem maquiagem por cima do protetor os produtos vão nadar contra a maré… Você fica tentando tratar mas com a pele exposta à luz visível, que aumenta muito as manchas. Aí gasta, gasta e não adianta muito. Antes de gastar com mais produtos clareadores pense em usar o que já tem e acrescentar uma boa base de maquiagem, mesmo que seja em pó, por ser mais prática. Beijo!
Susy Felicio
20/02/2013 ÀS 16:47
Ai como voce é linda… Sabe o que acontece é que a ignorância da pessoa tambem atrapalha um bocado rsrsrsrs sempre achei que a maquiagem piorasse, mas ainda bem que voce existe… Estava vendo alguns produtos que voce usa (even better etc) pra mim sem chance. Infelizmente não tenho condiçoes, hoje estou usando o filtro e o serum de vitamina estabilizada da Ao Pharmaceutico. Gostaria de saber sua opinião sobre eu tomar ou nao o Oenobiol, e se sim
qual deles o solaire ou magnifique. E se pode me ajudar com as maquiagens, nao precisa ser a mais barata, porque sei que o caro não é caro a toa, mas um produto bom num preço razoável. Fico ansiosa te esperando minha Anja…Bju
@meire_g
20/02/2013 ÀS 18:58
Susy,
Se sua pele for oleosa ou mista uma boa base facil de usar e que tem antioxidantes é a Age Rewind da Maybelline, tem para vender em lojas americanas e em várias farmácias. Mas se você puder escolher uma melhor para quem tem melasma e precisa de cobertura para o dia sugiro a Toleriane da La Roche (em farmácias) para começar a se viciar em bases. Outra muito boa e que não é cara é a Photoready da Revlon, também disponível em farmácias (algumas) e lojas de cosméticos.
Para usá-las basta deixar o protetor solar secar bem. Com relaçao ao Oenobiol, seria o Solaire, eu não usaria e não prescreveria, mas também não acho que faça mal. Beijo e boa sorte! Se resolver usar o Oenobiol volte para dizer o que achou, tá?
Susy Felicio
20/02/2013 ÀS 20:47
Linda, muitissimo obrigada….Vou te contar tudo com certeza…Bjus
Susy Felicio
20/02/2013 ÀS 21:43
Querida, por favor se puder de uma olhada nessa materia e me fale sua opinião, muito me importa.. Bjus
http://www.saudedavida.com.br/beleza-em-capsulas-pilulas-com-nutrientes-e-o-mais-novo-fenomeno-de-beleza-medicos-indicam-para-atenuar-rugas-melhorar-o-vico-da-pele-combater-a-celulite-e-fortaleza-unhas-e-cabelos.html
@meire_g
20/02/2013 ÀS 23:10
Susy,
Como já conversamos nos outros comentários não me seduzo por estas propagandas. Polivitamínicos e outros nutrientes suplementares só tem efeitos mais consideráveis quando a pessoa tem alguma deficiência, fora que excesso de vitaminas pode ser arriscado e o efeito sobre a pele causado por antioxidantes em comprimidos é inferior do que o possível efeito com antioxidantes em forma de cremes. Pesando tudo prefiro gastar com produtos que mostrem efeitos mais evidentes ao mesmo tempo em que evito tomar remédios.
Gosto mais de ler pesquisas em revistas científicas porque os textos de jornais e outras fontes leigas ajudam um pouco na ilusão de curas fáceis e rápidas e isso vende como água porque as pessoas tem pressa e acreditam que comprimidos são mais eficazes. Melasma é uma doença crônica que muitas vezes não tem cura, apenas controle. Como o mais relevante no tratamento é cobrir a pele contra exposição solar, a única vitamina realmente importante e necessária é a Vitamina D, mas é apenas a minha opinião. É possível que algumas pessoas se beneficiem do tratamento oral, principalmente quem tem uma dieta pouco variada e pobre em frutas, verduras e outras fontes naturais de micronutrientes, mas isto é só especulação mesmo. Beijo!
Alana
19/02/2013 ÀS 08:24
Olá Meire!
Gostaria de tirar uma dúvida, também tenho melasma e a minha mancha está bem situada abaixo do nariz, e quando escurece parece um bigode. Horrível!!
Minha dermatologista me passou o Klassis e estou fazendo o tratamento, como protetor solar uso o da Kao Bioré Perfect milk depois que li o seu blog e descobri que ele é maravilhoso rs, mas gostaria de uma ajuda quanto ao hidratante, como tenho a pele muito oleosa todos os que eu já usei parece só piorar a oleosidade do rosto, por acaso você conhece algum que seja bom para a pele oleosa?
Desde já muito obrigada!
@meire_g
19/02/2013 ÀS 16:59
Alana,
Como você tem melasma e a pele oleosa como a minha sugiro o Hydracid C20 porque ele tem vitamina C que ajuda a clarear a pele. Atualmente é o único hidratante facial que uso todos os dias. Ele é um pouco caro mas vale a pena porque não é preciso passar muito, pelo contrário, basta um pouquinho bem espalhado. Beijo!
Silvana
21/02/2013 ÀS 21:43
Meire, boa noite!
Tenho exatamente tudo isso que citou rsrsrs parece que esta falando de mim rsrsr
Bem já usei de tudoo: clariderm, classis, formulas manipuladas, gliquin… e por ultimo há 1 ano e 3 meses fiz o Pelling Vulcanice com Melladerm adorei, porém, descuidei um pouco da manutenção e voltou tudo há uns 3 meses. Como é um tratamento caro, fui ao dematologista para tentar novamente mais uma alternativa, que passou mais formula e receitou FLEBON 1 comprimidos por dia, disse que ajuda a aumentar o Melasmo. Uso a noite Melladerm da Cosmobeatty, protetor solar FPS 40 Cosmoblock, base Foundation Liquid Oily Skin FPS 15 da Biomarine. Ele orientou o Protetor Anthelios FPS 40, vc conhece?
Parabéns pelo blog, excelente!
@meire_g
22/02/2013 ÀS 18:44
Silvana,
O Anthelios é muito bom, minha pele não se adaptou a ele e aos outros da La Roche, mas se funcionar com você está ótimo! Beijo!
Roberta
18/02/2013 ÀS 16:26
Pelamor, Biomedic da La Roche quase me levou ao suicídio. Era como se mil formigas estivessem me picando e eu só passava no buço!!! Usei uma semana e joguei fora. Custou quase r$ 150,00. Nunca se sabe o que vai ou não dar algum efeito colteral na gente… beijos meninas.
@meire_g
19/02/2013 ÀS 16:52
Roberta,
Ele tem bastante álcool na fórmula. Já eu adoro, heeh. Beijo!
Estelinha
17/02/2013 ÀS 23:07
Ana Paula Martins, estou curiosa para saber sobre este tratamento – acido tranexamico injetável. Você disse que fez e não viu nenhum efeito? Nada? Nem clareia?
Ana Paula Martins
17/02/2013 ÀS 07:47
Olá Meire,
Tenho 36 anos e há aproximadamente 4 me tornei uma vitima do melasma!
E sou branquela, nunca engravidei, meus pais não tinham, nem as avós e não uso anticoncepcional…
E já fiz de tudo… Todos os clareadores possíveis não surtiram efeito. A última tentativa foi o tão aclamado SPECTRA LASER TONNING e depois de 20 sessões e muita frustração tudo continuou exatamente como estava… Antes já tinha feito Fraxel e também a injeção intradérmica de acido tranexamico ( dolorosissima) associada com peeling… Não faria novamente jamais!
Superconcordo com a tua atitude de não fazer mais nada antes que seja anunciado em cadeia internacional ao vivo a cura milagrosa do melasma testada e comprovada em 80 por cento das mulheres com melasma depois de no mínimo 5 anos de tratamento… Rsss…
Cansei de sofrer por causa disso. E o convívio social e com meu espelho só é possível graças ao efeito supercamuflagem proporcionado pelo filtro solar em bastão da ADCOS ( bloqueador solar tonalizante fps 47) . Nada mais disfarça minhas manchas e me sinto feliz por pelo menos tê-lo descoberto. Vou continuar como vc: calma, paciência, perseverança, filtro solar e formulinhas de acido retinoico, kojico, etc, etc… Ultimamente,há um mês, acrescentei filtro solar em cápsulas ( helioral ) e picnogenol 90 mg dia… Depois de ler bastante sobre ambos descobri que é possível que ajudem sem efeitos colaterais … Como médica ( oftalmo) e paciente resignada mas atenta, estou sempre de olho no que aparece e é bom poder compartilhar… Se vc souber de outros produtos camufladores e com altíssima proteção solar vc me avisa… Sempre bom conhecer novos produtos… Beijos!
@meire_g
17/02/2013 ÀS 12:02
Ana Paula,
O meu só começou a responder dois anos depois que parei de agredir minha pele…
Se você está satisfeita com o bastão da ADCOS nem mude porque é difícil camuflar melasma com produtos tonalizados. Quando o meu estava muito ‘atacado’ eu costumava usar a base Toleriane por cima do protetor solar, ela só tem FPS 25 mas dá uma boa uniformizada na pele. Você usa base por cima do bastão? Ele dura bem na pele? Beijo!
Susy Felicio
19/02/2013 ÀS 13:02
Ola Meire, primeiro gostaria de agradecer muito, pois tudo que voce escreve é sensacional e proveitoso. Todo dia quero ler sobre tudo que escreve, videos que posta. Muito obrigada! Segundo, gostaria de saber se voce pode me ajudar com algumas duvidas. Me disseram que o oenobiol solaire é indicado para combater o melasma, adoraria conhecer sua opinião a respeito. Infelizmente surgiram 3 manchas no meu rosto e esta mto dificil sair. Ja fui em tres dermatos, usei acido de todo tipo, varios tipos de sabonetes, formulas e nada. Gastei muita grana pra nada. Pensei em fazer laser, mas pelo que vi voce não recomenda. Voce pode por favor me ajudar? Bjus S2
@meire_g
19/02/2013 ÀS 17:11
Susy,
Os efeitos dos antioxidantes orais ainda são muito controversos, mas quando as manchas são resistentes alguns dermatologistas acreditam que vale a pena tentar. Eu optei por não usar porque as evidências não me convencem muito e também porque não gosto de tomar remédios, eu só tomo uma dose de vitamina D uma vez por semana porque realmente preciso já que não tomo sol. Prefiro usar os antioxidantes direto sobre a pele, como vitamina C e E, extratos vegetais e essa semana recebi uma base com muitos antioxidantes (da Bourjois). Você está se protegendo do sol com protetor solar + maquiagem? É o que funciona mais, sem isso nenhum tratamento funciona e a pele pode até piorar.
Quanto ao Laser sou suspeita porque minha experiência e a de muitas leitoras do Salada foi ruim, mas parece que para algumas pessoas funciona. Minha dermatologista não indica laser para melasma, ela é super atualizada e defende que quem tem hiperpigmentação tipo melasma tem a pele sensível demais e reage negativamente ao calor e ao estímulo do laser. Acho que é uma questão de confiar no dermatologista mesmo. O que posso sugerir é que você tente antes de tudo fazer uma proteção solar bem pesada e usar os clareadores que seu médico sugerir. Beijo!
Estelinha
10/02/2013 ÀS 17:41
Dra. Meire, olá. Seu blog é excelente e ajuda a diminuir um pouco a angústia causada pelo melasma. Obrigada por essa ajuda. Assim como muitos aqui, já usei várias coisas e atualmente estou usando o cosmelan 1 e 2, mas nem eles estão dando jeito. E desesperada e triste porque qualquer sol que pego faz com que minhas manchas escureçam, embora use 2 protetores (um por cima do outro). Quero engravidar e se o melasma agora está assim, imagine com a gravidez!!!! Descobri aqui que o uso de uma vitamina C ajuda a proteger a pele e tenho ouvido falar maravilhas do C E Ferulic. Será que posso usar ele mesmo usando o cosmelan? Outra dúvida é sobre o ácido tranexâmico injetável? O que você acha? Conhece alguém que fez? Gostaria de saber se os resultados foram positivos. Obrigada mais uma vez. Beijo.
@meire_g
10/02/2013 ÀS 18:22
Estelinha,
Você pode usar a Vitamina C da Skinceuticals, só não no mesmo horário do cosmelan . Quanto ao ácido trenexâmico nunca usei injetável, só tópico em associação com alguns produtos, mas não sei se eu faria nada na minha pele que envolva qualquer tipo de injeção ou outra agressão porque ela piora com laser. Beijo!
Estelinha
11/02/2013 ÀS 23:56
Dra. Meire, a vitamina C a que se refere é o serum 10?
@meire_g
12/02/2013 ÀS 21:18
Estelinha,
A Vitamina C sobre a qual você perguntou, a CE Ferulic. Abraço ;)
Estelinha
16/02/2013 ÀS 19:46
Obrigada!!!
claudia
09/02/2013 ÀS 22:53
Dra Meire,
Parabéns pela escolha do tema e pelo belo texto.
Assim como todas,também sofro com este problema que começou com a gravidez da minha filha mais velha e piorou com a minha segunda gravidez.
Comecei um tratamento com a minha dermatologista em 2012 que tem clareado ,mas em janeiro ,quando vou para as férias na praia ( moro em Bh) as manchas voltam com força total mesmo com protetor,chapéu e óculos. E assim, tenho que começar da estaca zero.
Uso o Hidroskin, Demelan , sérum 10 Skinceuticals , mas gostaria de experimentar o Hidrocid 20 da SRV. Mas por que os dermatologistas só indicam a vit.C da Skinceuticals e não nos oferecem outras opções como esta?
Bjs
@meire_g
10/02/2013 ÀS 14:38
Cláudia,
A Vitamina C da Skinceuticals e do produtos da La Roche é a forma ácida que é muito ativa e eficaz. A do Hydracid é a forma ‘gorda’ e não ácida. A ácida tem a vantagem de ser super ativa (muito eficaz) mas a desvantagem de provocar irritações e de interagir negativamente com outras substâncias, já a gorda é ligeiramente menos eficaz no entanto é pouco irritante e não altera tanto o pH da pele (prefiro). Os dermatologistas prescrevem uma ou outra de acordo com o tipo de pele e a tolerância do paciente, eu comecei a usar por orientação da minha dermatologista porque como o seu, o meu melasma piora até com calor. Beijo!
Milca
05/02/2013 ÀS 16:51
Meire, gostei muito do seu site, você é muito simpática!
Estou muito perdida com relação ao meu melasma, preciso de um conselho de amiga.
Tive um problema hormonal no ano passado porque parei o anticoncepcional e fiquei com muita acne, fiz tratamento com minociclina e o melasma apareceu, faz uns 2 meses.
Fui em 3 dermatologistas e 1 deles me receitou triluma, outra dermatologista me receitou hidroquinona também (manipulado) e a última que eu fui disse que minha pele mancha muito fácil e me receitou ácido retinóico, glicóico e kójico manipulado.
Não sei em qual médica confiar, tenho medo da minha pele melhorar.
Desde já, muito obrigada!
Milca
05/02/2013 ÀS 16:53
*tenho medo da minha pele não melhorar
@meire_g
05/02/2013 ÀS 18:47
Milca,
Eu seguiria a última opção porque no meu caso foram os agentes que funcionaram. O retinóico ajudou a clarear o rosto todo, o glicólico deixa a pele mais fina e com poros mais controlados e o Kójico clareia as manchas mais resistentes com ajuda do glicólico. Fora que os três juntos apresentam efeito contra a acne. Agora o mais importante é proteção solar pesada, pesadíssima. Beijo!
Milca
05/02/2013 ÀS 23:06
Muito obrigada, de coração! beijos
Daniela Roppoli
05/02/2013 ÀS 06:48
Meire, parabéns, adorei sua matéria. Você sabe me responder se o spectra laser obtem resultados favoráveis? Abraços
@meire_g
05/02/2013 ÀS 18:42
Daniela,
Não pelos depoimentos que aparecem aqui no Blog e pela opinião da minha dermatologista. Ela não indica laser para melasma. Cheguei a fazer antigamente (hehe, em 2009 ou 2010) mas no meu caso foi um desastre. Dê uma olhada nos comentários deste post que algumas pessoas falaram do Spectra. Não me interessei em ler sobre ele porque não quero laser nem que me paguem, mas pode ser sim que funcione para algumas pessoas. Beijo!
adriana
04/02/2013 ÀS 11:21
adorei muito seu blog hj mesmo tenho uma consulta com um derma pra ve o laser spetra que dizem q é embativel + to com medo e antes de gastar o que nao posso nisso ter certeza, + com essas manchas nunca temos certeza de nada, tenho na testa passo uma pomadinha q vi na net ela ajuda a clarear um pouco fora as sardas q parecem escurecer + pois sou sardenta! a coisa ta feia to com 37 e a 4 anos sofro com o surgimento do melasma q começou na testa fui em 5 derma e nada agora sei q ela nao sai facil e o laser so começa a melhorar na 5 sessao pelo q li e so ia fazer uma mesma, entao acho q vou investir msm em cremes gostaria de saber de alguns para clarear mais, esse q uso ta despegmentando o local, vou procurar outra clinica quero ve se pelo menos diminuo as sardas e sempre uso corretivo pois tb tenho olheiras infelizes! complicado amiga :(
+ sobrevivendo!bjs
@meire_g
04/02/2013 ÀS 14:09
Adriana, dê uma olhada nos outros comentários e converse com seu dermato. Se você se decidir por cremes ele a orientará de acordo com seu tipo de pele. Abraço
Cynthia
03/02/2013 ÀS 19:51
Oi, tudo bem? Estou usando o Hidracid e Clarial e Dermatus, mas tenho a impressão que as manchas estão mais escuras, mas só tem uma semana que estou usando. Pensei no spectra,mas depois de ler o testemunho da colega fiquei com medo de jogar 5000,00 no lixo.
Hj amanheci com autoestima baixa, desanimada me achando horrível, até a minha filha de três anos de tanto ouvir eu falar em manchas disse que eu estava feia porque eu tinha uma mancha no rosto…tadinha ela nem tem culpa, meu marido me proibiu de falar em manchas com ele ou com meus filhos, disse que sou uma mulher linda com mancha ou sem. Parece que nada adianta p mim, sempre me cuido, mas parece que as minhas sempre estão piores.
Vc me dá ânimo p eu tentar lutando contra essas manchas. Bjs
@meire_g
03/02/2013 ÀS 20:55
Cynthia,
Em uma semana não dá para ver efeito nenhum, mas se lembre que quando usamos clareadores o rosto inteiro fica mais claro e no início as manchas parecem mais escuras porque o rosto clareia antes das manchas. Reforce bem a proteção solar. Espero que eles funcionem bem para você. Há coisas que funcionam em algumas pessoas que não funcionam na gente, tem que ir testando mas sem relaxar com a proteção solar. Pare de falar da mancha, quanto mais você fala mais as pessoas percebem. Imagine que sua filha também poderá ter melasma no futuro e vai guardar lembranças muito negativas, ela é tão pequena ainda. Seu marido tem toda razão, você tem que parar de olhar para as manchas, trate delas mas saiba que elas não definem você. Continue, o melhor ingrediente é paciência. Beijo!
Lu
03/02/2013 ÀS 17:07
Olá Meire, acabei de achar o seu blog aqui na internet e li todos os depoimentos. Estou arrasada com os resultados do SPECTRA e amanhã é minha décima seção. As primeiras 3 seções foram uma maravilha. Já a 5a e a 6a não vi nenhuma diferença e a partir da 7a um arraso e as manchas escureceram depois que aumentaram a potencia do aparelho. Na 9a seção, que foi a última, a médica dimuniu a potência novamente para a mesma das primeiras seções e ou piorou ou ficou a mesma coisa.Em paralelo tava usando tbem o Klassis durante o dia e Blancy a noite e acho que o Blancy ajudou a piorar a situação. Já o Klassis não fez nenhuma diferença. Agora to aqui pensando no que fazer porque já paguei a 10a seção marcada para amanha e to pensando aqui em tentar converter o dinheiro para um outro tratamento estético e desistir de vez desse SPECTRA. Que frustração viu! =( R$5000 jogados fora. Vou voltar a ler o seu primeiro post lá em cima pra entender o que vc usa como tratamento e comprar os produtos pra usar tbem pq nem em dermatologista eu confio mais. cada um mais sem noção que o outro! Já fiz peeling químico…já fiz de tudo e é só frustração. No mais, um abraço e com fé em Deus essa “receita” sugerida por vc vai dar um bom resultado pra mim pelo menos até inventarem algo que seja realmente eficaz, porque esse SPECTRA aí já concluí que é uma enganação.
@meire_g
03/02/2013 ÀS 17:55
Lu,
Sinto muito… Antes de qualquer coisa providencie logo um protetor solar resistente e maquiagem para se proteger bastante do sol. Procure um post sobre minha rotina atual (é de dezembro). Aconteceu a mesma coisa comigo e com outras leitoras aqui do Blog, mas algumas pessoas melhoram. Não desanime, você fez a sua parte e tentou. Deixe sua pele descansar um pouco, pelo menos uma semana, use hidratante leve, água termal e muita proteção solar. Converse com sua médica, infelizmente muitas vezes o dermatologista não tem como prever que uma pessoa vai piorar. Beijo!
vanessa
05/02/2013 ÀS 15:23
Olá Lú, ainda bem que li seu post, estava pensando em tentar o Spectra, mas ja to ate desanimando, voce fez aonde? Sabe uma coisa que ta me ajudando muito a esconder meus melasmas? Estou usando a base Sun Protection Liquid FPS 43 da Shiseido, menina, cobre tudo e deixa sua pele com um ar super natural, nao fica nada pesado, e o melhor pode entrar no mar ou na piscina, que nao sai nada, vc fica com o rosto impecável.
Eu passo de manha e fico o dia todo, ele segura muito bem a oleosidade, não vivo mais sem.
Espero ter ajudado, beijos
@meire_g
05/02/2013 ÀS 18:44
Vanessa, que dica boa! Você encontrou sua cor direitinho? Beijo
Sofia
31/01/2013 ÀS 00:02
Meire adorei seu blog. Vou caprichar no FPS como você mencionou. Porque eu usava pouco.
Tive muito problema com melasma. Passei por vários dermatos. Mas, sabe o que resolveu (quer dizer, o que deixou minha pele mais clara ) ? Niticonamida 5%. Minha última dermato passou. E eu me dei bem com ele. É muito leve (minha pele é muito sensivel) . Uso também, hipoglós.
Agradeço pelo seu blog, está ótimo.
Sofia – SP
@meire_g
31/01/2013 ÀS 19:17
Sofia,
Obrigada ;) A proteção solar faz toda diferença mesmo. Beijo!
monica werneck
30/01/2013 ÀS 19:33
Olá Minha linda!
Adorei seu blog. Sou uma sofredora no tocante ao melasma. tenho 4.5 e sofro desde 3.6.
Já usei de td e assim como vc fui vítima mortal do Laser. Minha pele ficou um lixo, super manchada., depois tentei pilling quimico e ai foi o fim. E olha que fui a excelentes dermatologistas, mas qdo se trata de melasma o problema entre eu e ele já ficou pessoal. Quase desistir de tratar. Agora apos quase 3 anos eu voltei usar uma formula que contem o acido retinoico a 0,03% ( não ta adiantando nada…) No começo ficou vermelha escamou e eu quase acreditei que agora ia.. mas estacionou. Uso tb o MELANI- D (manha por minha conta! To errada agora eu sei…) faço uso tb spectraban 50 com hidratante. Vi o seu comentário sobre o VItanol A e queria muito saber qual é a maior dosagem em creme ( como já uso acido a minha pele está preparada ) eu vou fazer este teste! e vou tb aderir ao C20 (vitamina C ) que vc indicou. Achei super interessante pq nunca usei nada para reforço.
Adorei as suas dicas. Aguardo vc me passar a dosagem para eu correr para famacia.
Grande bj. Mônica werneck
@meire_g
31/01/2013 ÀS 19:15
Mônica,
Não acho seguro você usar ácido retinoico em concentração alta (a mais alta de farmácia é 0,1%), principalmente agora que estamos no verão. Talvez seja legal você usaro o Clairial C10 e lá para março retornar pro retinóico. Beijo!
monica werneck
01/02/2013 ÀS 10:35
Meire eu comprei o hydracid creme C20 e comecei aplicar hj pela manha e depois o bloqueador.
Eu moro em uma região que quase não faz sol (petroplos/Rio) conhece? E estou usando a formula desde 02/12/12 e iria optar agora pelo vitalon. Mas realmente vou passar usar a partir de março como vc indicou. Mas qdo eu comprar o que é melhor: creme ou gel?.
Obrigada pela dica.. Tenha um final de semana cheio de LUZ!
Mônica bjs!
@meire_g
01/02/2013 ÀS 15:34
Mônica,
Eu não gosto muito do ácido em retinoico em gel, é muito questão de gosto mesmo. Eu prefiro em creme porque acho o veículos mais confortável. Beijo!
Lidiany
29/01/2013 ÀS 18:14
Meire,
Achei seu blog simplesmente incrível! Pena que o que me levou a ele foi o melasma…Moro há um ano em Maceió e o meu melasma, que por muito tempo era estável, “enlouqueceu” após essa mudança. Usei várias coisas e a última delas foi o Triluma, onde percebi uma piora na cor e na intensidade. Voltei à dermato e ela orientou a redução da dose, que era tipo uma reação, etc e tal. Cumpri a recomendação e nada. Recomendou o Blancy, mas ai eu “conheci” você e nem comprei tal produto. Estou com o Clairial C10 em mãos para começar a usar hoje e cheia de expectativas… E o Demelan? Devo usar de forma associada ou não é necessário? Abs..
Lidy
@meire_g
29/01/2013 ÀS 23:14
Lidiany,
O Triluma fez um estrago na minha pele… Talvez sua pele seja sensível como a minha. O Blancy é super suave, parece ser um pouco útil para evitar novas manchas. O Clairial pode ser associado com o Demelan mas como sua pele reagiu mal com o Triluma é melhor começar devagar. Fazer a proteção solar pesada pesadíssima (protetor, base, pó, sombrinha, película no carro, etc) . Enquanto você não voltar a dermatologista é melhor usar o Clairial C10 uma vez ao dia. Quando você se sentir mais segura vai acrescentando o Demelan. Hoje uso vários clareadores (Clairial C10, Rollon Dermatus D Blanc, Biomedic Pigment Control,
Oi! Onde encontro esse "Breve panaroma do que existe no Japão sobre clareamento" do Pedro?
ResponderExcluirOi! Onde encontro esse "Breve panaroma do que existe no Japão sobre clareamento" do Pedro?
ResponderExcluirRepresentante do cosmelam em Brasília - Leislane - 61 982967478
ResponderExcluirRepresentante em Goiânia e Anápolis -Joselia 62 982810039
There are numerous Medical Treatment for Melasma which might improve the presence. Superficial pigmentation is easier to treat than deep pigmentation. If melasma happens during pregnancy, it might resolve on its own within a few months after delivery and recovery may not be required.
ResponderExcluirMeire, ótima resenha!
ResponderExcluirVc poderia indicar seu Dermato? Passei em alguns mas são tão resistentes a receitar dose baixa de roacutan.
Muito obrigado, esse produto literalmente mudou minha vida, nós
ResponderExcluirTem esperado tanto tempo para ter nosso próprio filho, eu estava começando a
Desista da esperança, mas agora eu sou uma mãe orgulhosa ". Entre em contato com DR KAKUTA por e-mail kakutaspellz@gmail.com ou ligue ou grave-o no +2349054872932
Http://kakutaspellz.wixsite.com/kakutatemple/contact
The common approach for Treatment of Melasma removal involves sunscreen, bleach and time. The most important and conventional way of treating Melasma is sun protection.
ResponderExcluirBoa noite,Meire você poderia me indicar um site seguro para eu comprar esse protetor Bioré Perfect Face Milk,
ResponderExcluirBjus, gostei muito das suas dicas
Olá .o meu rosto precisa ser estudado pela Nasa, pq nenhum clareador clareira esse melasma q se alojou no meu rosto há mas de 20 anos .até hj não mi acostumei com ele parece uma inflamação. Da que las q dói muito.todas as vezes q mi olho no espelho dói de mas .não da pra esquecer essas manchas por um minuto elas ficam martelando na minha cabeça o tempo todo.não aguento mas .😭😭😭
ResponderExcluir